A dor lombar, também conhecida como lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e está entre as dores mais comuns entre homens e mulheres em diferentes fases da vida.
Hoje em dia, há um grande número de pessoas que convive com dor lombar. Entre as principais razões estão a má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos, execução errada de exercícios e principalmente esforço físico.
Principais fatores
As causas comuns incluem levantamento de peso de maneira inadequada, falta de exercícios físicos regulares, obesidade, doenças reumáticas, envelhecimento e até fatores emocionais podem estar relacionados.
Além desses, a postura viciosa e esforço físico são sem dúvida os principais fatores de risco. Hábitos incorretos de postura ao deitar, sentar ou realizar qualquer atividade do dia a dia, no trabalho e lazer podem acarretar em malefícios à coluna.
Sintomas
A dor é o sinal primário de lombalgia. Confira a seguir alguns dos principais sintomas:
Dor que se inicia de maneira súbita na região lombar;
Irradiação ocasional da dor para os glúteos e/ou coxas, joelhos, e até mesmos nos pés;
A dor se agrava com o movimento, levantar objetos ou inclinar-se;
Dor que pode aliviar no repouso;
Antecedentes de fatores psicológicos e laborais estressantes;
Em alguns casos, antecedente de lesão mecânica ou história de trauma (com ou sem fratura)
Diagnóstico
O diagnóstico e as causas da dor lombar são estabelecidos a partir da avaliação clínica e a história do paciente que será verificada na consulta.
Tratamento
O principal objetivo do tratamento da dor lombar aguda é aliviar a dor, melhorar a habilidade funcional e prevenir recorrência e cronicidade.
Independentemente da duração da dor, o indicado é que ao surgimento dos sintomas, a pessoa procure um Ortopedista para avaliar a gravidade do problema e iniciar o tratamento.
DR. LUIZ FERNANDO MARQUES SIQUEIRA
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
CRM/PR 33128 | RQE 23522